terça-feira, 6 de junho de 2017

Pão de Mandioquinha-Salsa


Já usei mandioquinha em várias preparações, adoro o sabor suave que ela agrega aos pratos, mas faltava-me o pão.
Embora seu sabor fique quase imperceptível, fiquei apaixonada! 
O resultado são lindos pãezinhos de massa amarelinha e extremamente macios, perfeitos para o lanche com manteiga, geleia ou mel.
Aproveite que estamos no início da safra, quando a qualidade melhora e o preço reduz (um pouco) e faça essas pequenas delícias. A receita fui buscar no Pecado da Gula, que embora não esteja sendo atualizado, tem um acervo incrível.

Pão de mandioquinha-salsa

- 450g de farinha de trigo aproximadamente
- 250g de mandioquinha cozida e amassada, usei 1 xícara de 250ml
- 2 ovos médios
- 1/4 xícara de leite ligeiramente morno
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (sopa) de manteiga, esqueci de colocar, mas acho que não fez falta
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
- 1 ovo batido para pincelar

Preparo:

Usei a mfp para sovar. 
Para fazer à mão, coloque metade da farinha numa tigela, junte o fermento e misture, adicione o açúcar, os ovos e a mandioquinha ainda morna com o leite.
Misture muito bem até que a massa fique elástica, junte mais um pouco de farinha à massa, incorpore o óleo, a manteiga (se for usar, eu esqueci) e o sal.
Misture e sove até que toda farinha tenha sido incorporada, se precisar vá juntando o restante da farinha (eu não precisei de tudo).
Forme uma bola com a massa e deixe descansar até dobrar de volume.
Depois desse tempo retire o ar acumulado na massa, divida e molde bolinhas conforme o tamanho desejado. Distribua em forma untada ou forrada com papel manteiga, cubra e deixe crescer novamente até que dobrem de volume e colem umas nas outras. Pincele com o ovo batido.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 25-30 minutos ou até que dourem.

Rend. 19 unidades

Essa foto é do dia seguinte, permaneceram tão bons quanto no dia anterior.

Uma semana abençoada a todos!!

9 comentários:

  1. Hummm...que cheirinho gostoso amiga!
    Eu nunca fiz pão de mandioquinha, que belezura de receita, vou ter que fazê-la.
    Amo testar novas receitas principalmente de pães e bolos.
    As fotos estão lindas!

    Feliz semana, fique com Deus!
    Bjoos ♥

    ResponderExcluir
  2. Tão lindos estes pãezinhos! Nunca fiz pão com mandioca,mas agora já vendem cá e hei de experimentar. Gosto muito dos teus pães.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Os pães ficaram lindos!!! Que geleia é aquela ali do lado? Babei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, obrigada!!
      A geleia foi um presente, é de pimenta, bem saborosa!
      Bjo

      Excluir
  4. Que incrível! Esses pãezinhos ficaram lindos! Eu amo mandioquinha e fiquei com muita vontade de provar essas fofuras!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse pão ficou óptimo :)
    Tão amarelinho e tão bonito!
    Já me abriu o apetite.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. A cor dos pãezinhos me encantaram, salvei a receita ano passadoe até hj é um sucesso toda vez que faço. Parabéns! Receita maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!